Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

São Paulo Cultural



Antiga Estação de Trem Sorocabana


São mais de *10 milhões de habitantes que trabalham, estudam e circulam pelos quase *1.530 quilômetros quadrados de uma cidade cinza, formada por prédios antigos que contrastam com novas construções que surgem em um ritmo frenético, que espanta com a velocidade de seu crescimento. Buzinas, faróis pedestres, reuniões, grandes empresas, negócios...
Essa é a visão de muitos brasileiros sobre a querida cidade de São Paulo. Dizer que a Metrópole Paulistana não é uma cidade de negócios é impossível. Porém, a cidade  supera as expectativas e vai muito além de prédios, reuniões e convenções.




Para desmistificar a lenda de que São Paulo é somente
 para negócios, apresento aqui uma breve relação de  
atividades culturais.  




Centro
Podemos começar pela região central da cidade. No Bairro da Luz, que fica ao lado do Bom Retiro (um dos redutos de compras mais frequentados da capital), localiza-se  o Parque da Luz, um belíssimo local para quem quer apreciar o verde no meio da cidade e uma opção para praticar exercícios físicos. Ainda   na região da Luz, está localizado um dos melhores museus do país, a Pinacoteca do Estado, que hoje abriga um acervo de mais de 8 mil obras de importantes artistas brasileiros e de outros países. Na mesma área central da cidade, fica localizado o Museu da Língua Portugesa – um museu moderno e interativo que mostra a história e evolução da nossa língua de forma descontraída e alegre; e não poderia deixar de mencionar a Sala São Paulo, construída no prédio da antiga Estação de Trem Sorocabana, que é, sem 


sombra de dúvida, uma das casas de concertos e eventos mais importantes do Brasil, por sua elegância, importância social e acústica inconfundível.

Avenida Paulista
 




Ao redor do grande centro empresarial nas entranhas da Avenida Paulista, descortina-se nossa cultura. Espaços de reflexão, contato com a natureza e lazer. A Casa das Rosas, um dos últimos casarões da paulista é um refúgio para casais apaixonados que podem admirar seu encantador jardim e sua expressão poética encontrada em detalhes arquitetônicos ou nos sarais e livros de sua biblioteca.
Na mesma grande avenida, o MASP abriga obras dignas de museus da Europa, com peças raras de Monet, considerado hoje, por muitos, o mais importante museu do Hemisfério Sul. São cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. até os dias de hoje.

Dica
Descendo a rua Augusta (sentido Jardins), além da oportunidade de conhecer várias lojas de estilo underground, é possível descobrir um museu dedicado à escultura, o MUBE - Museu Brasileiro da Escultura, e outro sobre multimídia, o MIS - Museu da Imagem e do Som. Os museus não se limitam apenas a esses temas, mas são os principais motivadores de suas exposições.

A “terra da garoa” oferece opções para todos os gostos. Desde passeios a parques como Ibirapuera, a museus, cinemas e centros culturais.
Para falar de todas as novidades e lugares tradicionais da cidade, precisaria de mais espaço e tempo. Em uma outra oportunidade explorarei mais detalhes, compartilharei mais sobre o cotidiano dos paulistanos.
Se veio somente para negócios ou mora aqui e nunca aproveitou o que a cidade tem de melhor, esse é o momento! Explore cada detalhe e descubra a São Paulo cultural. 


Fonte: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/sao-paulo-em-numeros

Nenhum comentário:

Postar um comentário